quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Joio ou trigo???


 

Joio ou trigo???

“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa, e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar, mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro.” Mateus 13:30

Bem, mas o que é joio?

Lolium temulentum, tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), é uma planta anual pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta.

Usualmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo".

Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular. Sua origem, religiosa, encontra-se na citação nominal do joio pela bíblia cristã, que estabelece uma analogia entre joio/trigo e boas/más pessoas e de como isso se evidencia com o tempo.[i]

Quanto joio em nossos dias misturado ao trigo,  quantas  pessoas disfarçadas de cristãos com uma capa de santidade, e com discurso tão sutil para distrair o povo de Deus...quantos que pregam uma coisa e vivem outra, que distorcem o puro evangelho de Jesus Cristo e transformam  em um campo de batalha, num concurso de quem tem o ego mais elevado.  Ervas que não param de crescer .... que sufocam o trigo e tentam contamina-lo com falsas doutrinas, com coisas que Deus não mandou fazer cujo intuito é induzir a igreja do Senhor  Jesus ao erro.

Paulo alerta Timóteo a manter-se  puro, evitando envolver-se em movimentos heréticos, em dissenções, em questões que não tinham nenhum proveito. Naquela época já havia muitos movimentos que devastavam o verdadeiro evangelho, proclamavam o que bem queriam conforme a vontade dos seus corações.

Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. 2 Timóteo 2:18

Tem  muita gente interessada em perverter a fé do povo de Deus, em enganar...


Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
2 Timóteo 2:14-16
 
 
 
 
Embora sempre estejamos vendo alguém tentando  “estragar a massa”, isto é, sujando o evangelho , Deus:
 
........ O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. 2 Timóteo 2:19
 
Que sejamos prudentes, vigilantes  e oremos para que o Senhor os liberte:
 
 
“E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” 2 Timóteo 2: 23-26
Às vezes o joio nos sufoca, tenta nos contaminar e destruir os bons frutos que estamos produzindo para Deus. Mas não devemos desistir... perseverar é preciso. Lembre-se o nosso alvo é Cristo.......haverá um dia em que todos receberão pelo bem e pelo mal que fizeram.... que sejamos trigo, e fiquemos no celeiro do Senhor.
 
 
Por Cris Oliveira
 
 


 
 
 
.[i] - Wikipédia – Botânica/ Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre...
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...