segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Eu não sou Deus para perdoar......


              
Eu não sou Deus para perdoar.....

            Claro que não!  Ninguém é. A frase acima virou clichê. Boa parte das pessoas usam-na para justificar uma resposta a qual não estão prontas para responder (ou quando não se quer responder).Muitos desconhecem o que diz as escrituras.

         É muito complicado perdoar.  Para uma pessoa que perdeu um ente querido cuja morte foi provocada  por alguém .... é um trauma; ou alguém que  foi violentada (o) por uma pessoa de confiança ou não, ou uma separação traumática, ou quando se passa por muitas humilhações... as pessoas ficam com marcas que dificilmente se apagam. É compreensível que  a dor, e a tristeza invada o coração.....mas não se pode deixar que um mal causado possa estragar uma vida, as pessoas não devem se anular por causa disso. Levante  a cabeça, é necessário seguir em frente.....não é fácil, mas também não é impossível.

         Perdoar é um processo, não é do dia para o outro. Perdoar não significa que você vai esquecer. E sim que as lembranças não terão o peso de outrora.  Perdoar não significa que você terá que se tornar o “amigo de infância” do seu ofensor. Liberar   perdão para este não é premiá-lo,  e sim, libertar-se.....é sentir alívio, é não ter que remoer o fato, perdoar é o início da cura, o fim é ter um coração limpo, um coração que pode voltar a sorrir, sem dores. Perdoar significa que você está deixando  nas mãos de Deus a resolução do seu problema, perdoar é um ato de fé:” Não vos vingueis uns aos outros, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, porque está escrito: A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor {Dt 32,35}”.Romanos 12:19

 

Significa que você está transferindo para Deus o ato de julgar o ofensor, o agressor....

         Pode acreditar, eu demorei muito tempo para compreender o sentido do  perdão. E aprendi do jeito mais difícil: Reconhecendo que estava me perdendo num mar de dor e ressentimento. Perdendo meu tempo em ficar angustiada, remoendo o passado,  sofri muito. Deixei por muito tempo de desfrutar da graça de Deus... Eu aprendi com O Senhor! Ele estendeu sua mão e eu agarrei. Ele mostrou que não era para continuar daquele jeito, que eu precisava liberar perdão para o meu ofensor. Eu fiz isso, a cada dia pedia que Deus purificasse meu coração, e tirasse toda a mágoa que sentia, e que guardei durante anos. Seu eu lembro ??? Claro que sim. Contudo não lembro com a  raiva de antes. 

         Mas por que deve-se perdoar a falta de alguém? Porque se você não perdoar, certamente  não será perdoado por Deus. Perdoando você exercita a misericórdia e fé.
Porque Deus não nos nomeou  juízes. Levemos em consideração que em algum momento você já foi responsável pela infelicidade de alguém, ou por alguma situação que deixou o outro em “maus lençóis”? Já pediu perdão a essa pessoa? Como se sentiria se ela não te perdoasse? Creio que muito mal. Basta se colocar no lugar do outro.

         Jesus deixou uma oração modelo (Pai Nosso)sempre muito recitada, no entanto pouco analisada. Poucos meditam.....Nessa oração está escrito o seguinte entre outras coisas:


         “Perdoa nossas ofensas (atos, pensamentos, a maneira como agimos com o  outro, a maneira como falamos etc.), assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido [magoado, entristecido, agredido, perseguido.....]“


         Percebe-se então que temos uma condição: perdoar para ser perdoado! Existe uma concordância: Assim como, da mesma maneira.


E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

Marcos 11:25-26


         Em Mateus  quando Jesus falava com seus discípulos, Pedro questiona ao mestre quantas vezes  deveria perdoar um irmão...:”


Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18:21-22

Isto é, sempre.


Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
Mateus 18:23-35


O maior exemplo de perdão foi realizado na cruz. O Senhor perdoou aqueles que Zombaram, agrediram, cuspiram, puseram em sua cabeça a coroa de espinhos (gigantescos), que o açoitaram...  ele poderia ter ficado ressentido não é mesmo? Motivos certamente não faltaram.

Pense nisso!


Por Cris Oliveira



        

           






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...