sábado, 18 de julho de 2015

A mulher de Ló

E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Gênesis 19:26

Qual o contexto desses versículos? Temos duas cidades (Sodoma e Gomorra) extremamente prósperas, poderosas... em contrapartida idólatras, pagãs, com todo tipo de perversão sexual, moral etc. Quem vivia em Sodoma? Ló, sobrinho de Abrãao, sua esposa e suas duas filhas. Como foram parar ali? Tudo por causa de uma escolha, por causa de uma dissensão familiar.
Ló era rico,  e certamente deve ter ficado muito mais pois o comércio  naquele lugar era bem desenvolvido. Suas filhas noivaram com homens da cidade, do que se pode  inferir que não eram tementes a Deus (eles). Provavelmente  sua família estivesse bem adaptada ao meio em que viviam. Ocorre  que os pecados sexuais, a adoração a deuses estranhos, as maldades, os crimes, os sacrifícios humanos .... tudo isso estava cheirando muito mal, estava desagradando muito a Deus, então decidiu destruir tudo e todos. Mas havia um grande problema: o justo Ló, que precisava ser retirado daquele lugar. E assim Deus fez. Enviou anjos para tirá-los de lá, bem como seus genros..mas estes não creram nisso e zombaram do sogro:
Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. Gênesis 19:14
Antes de sair receberam ordens bem claras do que deveria ser feito:
E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade
E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:15,16 e17
Observamos que no verso 17 que Ló demorava-se.  Pode ser que nesse momento tenha pensado nas coisas que deixaria para trás.

Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
Gênesis 19:22-25
Tudo corria muito bem até que sua esposa olhou para trás: E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Gênesis 19:26
O texto fala de desobediência, mas não vou explorar esse assunto. Mas por causa desta, a mulher recuou. Quero falar sobre recuo, sobre olhar para trás, agarrar-se ao passado, a ficar parado no meio do caminho. A mulher de Ló não atentou para essa determinação (ela foi desobediente). A cultura local provavelmente estava tão entranhada na sua vida, as facilidades, os apelos, os bens materiais que ela deve ter olhado para aquela cidade como algo muito importante que estava sendo perdido. Mas a saída era justamente a salvação, um ato misericordioso de Deus.  
Quando olha-se para trás, para situações passadas, para coisas que não pudemos trazer para nosso presente indica estamos buscando de uma certa forma um certo refúgio, ou até mesmo fuga da nossa realidade. Quando você recua indica medo do presente, medo de enfrentar novas situações. Mudar significa sair da sua zona de conforto, mudar dá um friozinho na barriga.... mas é necessário. Algumas pessoas alimentam-se do ódio para continuar vivendo, o ódio passa a ser uma espécie de combustível, a energia vital que faz com que aquela pessoa mantenha-se de pé. O mesmo acontece quando revisitamos o passado. Algumas pessoas sonham com tantas coisas legais..... mas muitas dessas coisas não se realizam... em vez de aperfeiçoar seus sonhos, atrair novas perspectivas de vida. Elas simplesmente remoem os sonhos que não aconteceram. O mesmo ocorre quando você ama muito uma  pessoa, e descobre que nessa relação só você amou. O medo de começar do zero, de dar uma chance a outra pessoa te paralisa.. e vira e mexe você volta ao passado lamentando aquilo que pensa que perdeu. Talvez um divórcio bem complicado tenha feito você sofrer bastante e esquecer o ex e tudo o que ele fez seja bem difícil, você não consegue caminhar e o que é pior volta ao passado e fica relembrando todas as situações, todo o drama que viveu....não devemos olhar para trás e muito menos desejar que esse passado volte,ou refugiarmos no mesmo,  precisamos desapegar de certos sentimentos, devemos deixar que as águas sigam seu curso. Caso contrário seremos transformados em estátuas de sal, parados, inertes e estagnados. Nada de recuar .... vamos viver em novidade de vida.
Façamos como Paulo:
Fp 3:13-14 "mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". 


Por Cristiane Oliveira

4 comentários:

FRANCISCO disse...

A considerar: 1) Quem ordenou que não olhassem para trás, não foi um deus; foi um anjo. 2) Deus já deveria estar bem grandinho para brincar de "estátua". 3) Se olhar para trás merece o castigo de ser transformado em estátua, estamos falando do deus mais estúpido, sádico e famigerado de toda a mitologia.

Unknown disse...

Desejo que possa ter experiências extraordinárias com Deus e que possa ter o verdadeiro e perfeito amor dele em sua vida!

Unknown disse...

A palavra de Deus é viva e eficaz melhor obedecer do que questionar

Unknown disse...

Os anjos sempre representaram presença de Deus ( vivo ) entre os homens . Ele é amor mas justiça tbm. Então busque a presença do Esp. Santo e creia nas escrituras pois são elas que testificam de DEUS e nos conduzem à salvação.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...