sábado, 20 de abril de 2013

Raiz de amargura: Um mal que brota no coração

                         
 
 
                    
 
“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Hebreus 12:15



    Você certamente já deve ter feito àqueles trabalhos de ciências em que colocam o feijão no algodão para acompanhar o crescimento, ou talvez tenha plantado outro tipo de planta.  Então,  deve ter percebido que a partir de uma semente surgiram raízes que gradativamente foram crescendo, e retiravam da terra os nutrientes  necessários para o completo desenvolvimento da planta. 
   Pois bem, as raízes do mal  surgem assim.  Muitas situações concorrem para que em  nós cresçam raízes de amargura.  Surgem com pequenas e sucessivas provocações, humilhações, e ás vezes simples comentários ou “brincadeiras” podem provocar verdadeiros “tornados” dentro do indivíduo. Resultando em  mágoas, ressentimentos, ódio, dissensões,discórdia, inveja, ira, traumas...... O coração é invadido  por essa avalanche de  sujeira,  a pessoa fica tão amargurada guardando tanto sentimento ruim! Na verdade alimentando o mal dentro de si. E,  esse mal  é  como raiz que se espalha por todo o ser contaminando  o organismo. Nós fornecemos os nutrientes necessários para nossa própria destruição. Creio que  todos que vivem assim sofrem bastante, e não tem paz de espírito. Estão presos em correntes espirituais, querem sair  mas não conseguem  obter a força necessária para quebra-las.

   Na Bíblia encontramos vários relatos sobre pessoas tomadas pela amargura:

·         “Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:5

A ira foi tanta que ele decidiu matar seu irmão. Caim não gostou de sua oferta ter sido           rejeitada por Deus.  Matar foi a maneira de descarregar todo ódio que tinha no coração.

·         “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente”. Gênesis 37:4

Inveja, ira, ódio.....tudo isso no coração dos irmãos de José. Tinham inveja do irmão porque este era obediente e responsável, ao passo que eles eram irresponsáveis e não suportavam a correção. A solução foi vender o irmão e mentir sobre sua morte. Não se esforçaram em compreender o motivo pelo qual seu pai agia assim.

    Não se deixe levar pelo mal. Não contamine seu coração... se em algum momento foi ferido por palavras  ou atitudes: Libere o perdão!  Não deixe brotar sentimentos que vão te fazer sofrer, não permita ficar cativo do mal. Sejamos sábios:  

 
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
Provérbios 4:23
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30
 

Por Cristiane OLiveira

7 comentários:

tatiani disse...

linda reflexao,apesar de este ser um assunto tao falado hoje nas igrejas e ate mesmo nos consultorios medicos parece q cada vez q se escuta falar de liberar o perdao,o estamos fazendo pela primeira vez.E um fato, q o perdao nao liberado e a raiz de todos os males espirituais e fisicos.Essa palavra e tao necessaria p nossa vida quanto visitar ao medico regularmente.obrigado por trazer esta reflexao p gente.

Cris Oliveira disse...

Oi Tati... que bom falar com vc novamente no blog. liberar perdão é algo difícil, mas extremamente necessário. dá um alívio.... eu sofri bastante durante muitos anos pq não perdoava de jeito nenhum meu ex-namorado. tinha tanta mágoa. mas chegou num ponto em que eu precisei tomar uma atitude: liberei perdão!!!
Deus me incomodou bastante. não sabia nem como iniciar o texto.. ai ele iluminou minha mente. que bom que foi útil pra vc. se quiser pode enviar sugestões... eu aceito.

João Claudio disse...

Paz Cris venho apenas parabenizar por esta linda reflexão precisamos lembrar destas palavras todos os dias .
aproveitando gostaria de convida-la a conhecer o: http://missaolevealuz.blogspot.com.br/

Cris Oliveira disse...

Ola joão,,, a paz do senhor Jesus.... obrigada por visitar o blog. fico feliz que tenha gostado da mensagem.... de fato não devemos deixar que certas coisinhas contaminem nosso coração....é um grande aprendizado.....quanto à visita... vou conhecewr seu blog.... obrigada pelo convite. um abraço. cris

Unknown disse...

Muito bom mesmo !! Não tinha entendido sobre este versículo e agora sim ! Deus vos abençoe .

Cris Oliveira disse...

Olá Fátima,,, Paz do Senhor Jesus.... muito obrigada por visitar o blog. vc sempre será muito bem vinda.... fico feliz por sua vida ter sido edificada pela Palavra de Deus. palavra que cura, liberta, ..... que Deus te abençoe rica e abundantemente.

Unknown disse...

Amém querida !

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...