sexta-feira, 19 de julho de 2013

A lenda e a parábola



         

 
Desistir, entregar os pontos, chutar o balde... não importa. Tudo isso significa que se está deixando de realizar algo na vida. Seja qual for a quantidade de tentativas e o tempo de espera, no momento certo a história pode mudar... O problema de abrir mão dos objetivos é que depois surgem os pensamentos alfinetando, dizendo: ah, seu tivesse feito, se eu tivesse falado, se tivesse esperado, eu poderia, eu deveria...isto é, vem a frustração e o arrependimento por não ter insistido mais um pouco... por esse motivo  (ficar chateada por não ter feito um texto sobre o assunto) escolhi uma lenda chinesa  e uma parábola, cuja mensagem é: Não desistir!

A lenda das carpas

“Segundo a lenda, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão. Por causa dessa crença, acredita-se que as carpas subindo significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades e a carpa descendo significa objetivos alcançados, cumpridos.
Outra característica interessante das carpas é que elas podem adaptar seu tamanho de acordo com o meio em que crescem.”[1]

Parábola da viúva persistente     Lucas 18:1-7

E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

            Que sufoco para as carpas, não? Nadar contra a correnteza e saltar cascatas para desovar...todos os dias nadamos contra correntezas, saltamos cascatas, como se diz: matamos um leão por dia! Assim como as carpas, também nos adaptamos ao meio. É necessário que estejamos determinados a vencer. Caso contrário ficaremos perdidos na correnteza. Quanto á parábola da viúva, bem, a essência é a mesma. Ela teve fé, poderia ter desistido por conta da negativa do juiz. Persistiu tanto que o deixou  irritado, e ele teve que atender seu pedido. Significa dizer que não devemos parar de orar, de bater na porta....de buscar. Embora haja obstáculos no caminho, embora sintamos uma vontade de largar tudo, de desaparecer quando alguma coisa não acontece da maneira que queremos, ainda que tenhamos vontade de sentar e chorar. Mesmo assim...temos que levantar a cabeça, olhar pra frente e enfrentar o problema. É dizer para as suas dificuldades que você não será tomado pelo medo, que você tem uma história pela frente, que as suas metas serão alcançadas independente das dificuldades que insistem em fazer você desistir.

            “...uma vez, outra vez, vá em frente e tente um pouco mais.....” [2]

Por Cristiane Oliveira



[1] - Fragmento de texto extraído do site WWW.japaoemfoco.com/mitologia-oriental.
[2] - Trecho extraído da letra da música “Outra vez” – autor: Armando Filho

                  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...