domingo, 19 de janeiro de 2014

Casas de palha e madeira: retratos de uma construção sem alicerces


 

                “Porque,  quem é Deus, senão Senhor?  E quem é rochedo , senão o nosso Deus?” II Samuel 22: 32

                Já ouviu a estória dos três porquinhos?  Os quais construíram suas casas para se protegerem das investidas do lobo mau. Você possivelmente deve lembrar que o tal lobo com um sopro bem forte conseguiu derrubar duas das três casas.

            Um porquinho construiu uma casa de palha, o outro de madeira e o terceiro de alvenaria. Os dois primeiros bem tolinhos, fizeram qualquer coisa, de qualquer jeito, e ficaram a cantar e dançar... tão despreocupados. O outro não; foi mais prudente, fez uma série de procedimentos para a edificação do seu lar. Que por sinal serviu de abrigo para  os três, a única casa que não foi derrubada.

            Uma casa bem construída precisa ter uma senhora estrutura: Primeiro cava-se bem fundo o que chamamos de “sapatas”(a base), onde colocamos concreto, depois faz-se cintas (sustentação)que também são concretadas, daí inicia-se a construção propriamente dita. Ih, esqueci.... antes de tudo você deve saber em qual solo será construída sua casa.

            O que isso tem a ver ???? Tudo!!! Como está sua casa espiritual? Qualquer vento de tribulação te derruba? Ou você consegue manter-se de pé no meio do furacão?

            No livro de Lucas 6: 46-49 fala de dois tipos de construções. Qual o contexto? Sermão da montanha, em que Jesus fala sobre diversos  assuntos (ensinamentos), dentre os quais podemos destacar: o amor a próximo, a misericórdia, sobre os julgamentos.... mas nestes últimos versículos fala sobre a obediência e suas consequências.

                “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa (pratica), eu vos mostrarei a quem é semelhante.” V: 47

            Ele então começa a fazer as comparações:

            “É semelhante ao homem que edifica uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e nãopode abalar, porque estava fundada sobre rocha.” V: 48

            “Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces,  na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.” V:49

            Nossa construção espiritual precisa estar firme na rocha, que é Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé. Nossos alicerces são constituídos  a cada dia por fé, paz, longanimidade, alegria, amor, e principalmente obediência. Nosso olhar deve estar voltado para o Senhor. Porque sem Ele nada podemos fazer, se não estiver conosco na linha de frente certamente sucumbiremos, nossa casa ruirá, qualquer lobo  mau que soprar forte poderá facilmente nos derrotar. Ás vezes o lobo mau (o inimigo) faz isso, sopra forte (ruge como um leão); fica à espreita esperando um momento propício para nos pegar desprevenidos. Ele tenta nos assustar com suas ameaças... Mas Deus vem com seu exército de anjos para nos guardar, monta acampamento diante da nossa casa, e não permite de modo algum que o lobo mau nos aflija. Mas se sua casa estiver fraquinha........

            CONSTRUA SUA CASA NA ROCHA, NÃO EM QUALQUER SOLO, NÃO UTILIZE QUALQUER MATERIAL. REVEJA SUAS PRIORIDADES. OBEDEÇA A DEUS. MEDITE EM SUA PALAVRA. PRATIQUE-A.

A quem você é semelhante?

Por Cris Oliveira

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...