domingo, 11 de janeiro de 2015

Novo nascimento, novo caráter I


João 3  
Base textual: “E havia entre o fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos  Judeus.”(3:1)
Coisa mais linda é ver o nascimento de um bebê, muito mais interessante é o seu desenvolvimento no ventre de sua mãe. É algo incrivelmente belo e perfeito a formação dos ossos, nervos, sistema respiratório, o crescimento dos pelos, das unhas, os primeiros movimentos etc.  Bem,  até tornar-se um adulto a criança fica dependente dos seus pais por um bom tempo. Sua personalidade é formada  logo na infância, isto é, a formação do seu caráter. Nessa idade aprende o que é certo e errado, o que pode ou não fazer. Tudo depende principalmente da educação que recebe, além disso recebe as influências do meio em que vive. Nós fazemos muitas escolhas (boas e más), e essas escolhas  refletirão em nosso futuro. Ficamos num verdadeiro fogo cruzado de emoções, experiências, convicções, medos, dúvidas, caminhos diversos. Simplesmente encantador e maravilhoso. Maravilhoso é o grande amor que Deus nutre por nós. Sua indescritível sabedoria e majestade.
No entanto falarei sobre um outro tipo de nascimento: o espiritual.
Nicodemos era um fariseu, um doutor ou um guardião da lei, homem influente. Jesus, o Messias,  um mestre cujos ensinamentos estavam ameaçando os  doutores da lei. Sim, porque eles pensavam que o senhor queria  o poder político-religioso, que ele queria o domínio do reino. Alguns  achavam que Jesus era uma farsa. Pois bem, Nicodemos bem como alguns da sua classe criam que Jesus era Senhor, que vinha de Deus: “ Rabi, bem sabemos que és mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.(2)”
Possivelmente eles reconheciam que Jesus era enviado de Deus, mas essa passagem também pode revelar um outro intento: pegar Jesus em alguma contradição. Se você ler os evangelhos certamente observará que os fariseus faziam de tudo para desacreditar o ministério de Cristo.
A intencionalidade dessa afirmação era obter a seguinte resposta: sim, eu sou Deus, sou o Filho do Altíssimo, o Rei de toda terra, o enviado, o prometido......
Mas Jesus que sonda mentes e corações corta o laço, e responde o inesperado: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (3)
Nicodemos responde: “....como pode um homem nascer, sendo velho? Por ventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?(4)”
E Jesus responde: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.(5)”

Por Cristiane Oliveira    

Continua.......................

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...