segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Novo nascimento, novo caráter I - Continuação

  O que Jesus quis dizer foi que era necessário nascer espiritualmente, pois o nascimento natural já havia ocorrido. Era necessário tão somente crer em Jesus, ter um coração quebrantado, um coração puro, era preciso abandonar o mal, precisava arrepender-se. E acima de tudo obedecer. Acontecia que os fariseus cumpriam atos religiosos exteriores, mas os seus corações estavam distantes de Deus (eram legalistas). Eram perversos, sua justiça não passava de farrapos. Seus corações eram duros e corruptos. Eram soberbos,  glorificavam e louvavam a si próprios. Obrigava o povo a carregar uma carga de preceitos religiosos extremamente pesados e desnecessários. As pessoas eram massacradas por causa da dureza do coração desses homens que se achavam detentores da verdade. Na atualidade ocorre o mesmo.
Muito antes do Senhor Jesus manifestar-se, Deus falava através dos  profetas a respeito da  necessidade de ter um coração puro e reto diante dele. Os israelitas eram bem problemáticos: Não aceitavam o governo divino, não obedeciam continuamente, não buscavam a Deus, tinham uma grande facilidade de se afastar do Senhor Deus Todo-Poderoso. Trazendo para nossa época percebemos que acontece o mesmo. Deus sempre buscou um povo santo, escolhido e separado do mundo e suas convicções para fosse exemplo para todas as nações. Um povo diferente, adorador.

Ezequiel 36:26-27 – “26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.
27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agir segundo os meus decretos e a obedecer fielmente às minhas leis.

Ezequiel 18:31a
31 Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo.EZ 18:31a
Deuteronômio 30:6
E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

Circuncidar o coração tem a conotação  de rasgar,  abrir, e expor nossas emoções, todo nosso ser pra Deus. É uma marca invisível que demonstra que pertencemos ao Senhor. Na antiguidade a circuncisão consistia em uma cerimônia em que se cortava  o prepúcio, uma marca na carne, que identificava os israelitas.
Observe:
¶ Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Mateus 15:1-9


  
O episódio da salvação de Zaqueu é tremendo porque mostra o estado da alma de um homem que tem tudo o que o dinheiro pode comprar.  Mas com a salvação não acontece assim. Salvação não pode ser barganhada com Deus, não é por merecimento. Salvação é uma graça, um favor imerecido. Voltemos a Zaqueu.... rico, entretanto sua alma estava sedenta da presença de Deus, ele era vazio. Certamente ele deve ter gasto muito dinheiro com coisas desnecessárias, coisas que por algum tempo devem ter preenchido seu coração. Puro engano.... bens materiais não podem preencher um espaço que pertence a Deus.
¶ E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos (coletor de impostos), e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.

Lucas 19:1-4
Por onde quer que Jesus passasse sempre deixava sua marca. Algo demuito bom acontecia nesses lugares. Ele queria saber quem era Jesus.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

Lucas 19:5-7

Interessante notar que Jesus não perguntou nada, Zaqueu nada falou. Mas Jesus  viu-o e sabia que o seu coração estava pronto para recebe-lo, ele precisava apenas de uma oportunidade. Ele naquele momento recebeu, se apoderou do reino de Deus, ele foi salvo porque creu, porque arrependeu-se das suas falhas. Ele reconheceu que era pecador.
No versículo sete, observa-se que a multidão murmurava porque ele  era um pecador e Jesus ficaria em sua casa. Ora, Jesus veio tão somente para buscar o que se havia perdido, para os doentes?  Eles também eram pecadores.  Mas nós temos o péssimo de hábito de acharmos que somos perfeitos e o que é pior, de julgar os outros.

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19:8-10

Zaqueu foi humilde de coração, foi honesto. Naquele momento Zaqueu nasceu de novo, seu coração foi transformado, ele foi regenerado.

Que você também tenha a mesma oportunidade de Zaqueu: aproximar-se de Jesus, de romper a multidão do legalismo, e ter um encontro que vai mudar sua vida.  Muitos se aproximam de Cristo, mas poucos o encontram por causa da dureza do seus corações.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

João 1:17-18

Por Cristiane Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...